FAQ - Perguntas Frequentes

O que é o Manifesto da Inovação Aberta?
- Este Manifesto é uma iniciativa criada para dar uma voz plural aos gestores de inovação aberta. Através desse manifesto, queremos criar um movimento e transmitir, como grupo, nossas ideias. Nosso objetivo é engajar os demais gestores a refletirem sobre os temas abordados.


Quem são os autores?
- Somos 15 gestores com ampla experiência em gestão da inovação aberta em grandes corporações. Você pode procurar mais sobre nós na página "Autores". 

Como faço para assinar o manifesto?
- Preencha o formulário na página "Assine". Atualizaremos semanalmente as novas assinaturas.

Como faço para minha empresa assinar o manifesto?
- Envie um e-mail para manifestoinovacao@gmail.com e entraremos em contato!


Posso usar o texto desse manifesto?
- Sim! Embora a gente possua os direitos deste texto, ele pode ser utilizado se for feita referência a este site e/ou seus autores.

Como posso entrar em contato com os organizadores deste Manifesto?
- Através do e-mail manifestoinovacao@gmail.com

Da onde surgiu a ideia desse manifesto?
- Pegamos a ideia do Manifesto Ágil, escrito em 2001, que é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Embora ele seja relacionado a um setor tecnológico, deu origem ao mindset que temos hoje na condução de projetos de inovação. Seus autores usavam abordagens e métodos diferentes, mas compartilhavam dos mesmos fundamentos. O documento mostra o que defende e o que se opõe e aborda valores que todos os profissionais ali reunidos acordaram em seguir e disseminar, exatamente o que queríamos fazer com inovação aberta, então adaptamos o texto à nossa realidade.


O Manifesto será traduzido para outras línguas?
- Essa é uma discussão futura, a princípio o Manifesto da Inovação Aberta reflete a realidade do ecossistema brasileiro.